Nossa história
Em 1990, as professoras Maria Jandyra Cunha e Percília Santos, ambas do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília, criaram o Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas (PEPPFOL), cujo objetivo fundamental era fomentar o ensino e a pesquisa na área de português como segunda língua. Foi uma iniciativa bem sucedida, de inquestionável importância.
Em outubro de 2012, com o encerramento das atividades do PEPPFOL, o LET, em suas instâncias deliberativas, aprovou a criação do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (NEPPE).
Objetivos
1. Coordenar, supervisionar e promover o ensino por meio de oferta de cursos de Português para Estrangeiros, incluindo cursos regulares bimestrais e intensivos nos períodos de recesso;
2. Fortalecer e incentivar a pesquisa científica na produção de conhecimentos na área de Português para Estrangeiros;
3. Constituir-se parceiro do estágio curricular, extracurricular e de outras atividades práticas que devem ou podem ser cumpridas por estudantes da Universidade de Brasília ou por grupos de professores em serviço.
Público-alvo
Os cursos de Português para Estrangeiros ofertados pelo NEPPE atendem, desde a sua criação, à comunidade estrangeira pertencente ou não ao corpo diplomático. O Núcleo também oferece cursos a candidatos selecionados para o Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G), conforme acordos internacionais firmados entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).